Pós-graduação: conheça 32 Bolsas de Estudos no Brasil e no Exterior

A pós-graduação Stricto Sensu no Brasil está passando por um processo de internacionalização e deste modo, torna-se mais fácil conseguir bolsas de estudos para concluir mestrado, doutorado e pós-doutorado em outro país. 

As instituições brasileiras também concedem bolsas de estudo, o que facilita muito a vida do pós-graduando.

Confira 32 oportunidades de bolsas de estudo no Brasil e no Exterior:

BOLSAS CONCEDIDAS POR ENTIDADES OFICIAIS BRASILEIRAS

Capes 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – agência de fomento do governo federal -, oferece uma série de bolsas para vários países, especialmente em nível de doutorado, pós-doutorado e estágios no exterior. Geralmente os candidatos estão vinculado a uma instituição de ensino no País, cursando programas de pós-graduação.
Mais informações: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior

CNPq
Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico financia bolsas para doutorado sanduíche e e doutorado pleno no exterior.
Mais informações: http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13

Ciência sem Fronteiras
Até 2015, o programa pretende conceder mais de 45 mil bolsas de pós-graduação para os brasileiros. Para o doutorado sanduíche (parcial), e o doutorado pleno, em muitas universidades estrangeiras, o candidato interessado pode conseguir a bolsa apenas com o diploma  de graduação.
Mais informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/pos-graduacao-doutorado

Fapesp
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo também oferece auxílio para a realização de estágios de pesquisa para bolsistas de pós-doutorado.
Mais informações: http://www.fapesp.br/bolsas

BOLSAS CONCEDIDAS POR FUNDAÇÕES, INSTITUTOS E ONG´s NACIONAIS

Fundação Estudar
Criada em 1991, a Estudar concede bolsas para alunos brasileiros realizarem mestrado e doutorado no exterior. Em mais de 20 anos de atuação, a fundação já concedeu cerca de 500 bolsas de estudo.
Mais informações: http://www.estudar.org.br/programadebolsas/

Fundação Lemann
O Programa de Talentos Lemann Fellowship oferece bolsas de estudos parciais e integrais em universidades de ponta, como Harvard e Stanford. Nos últimos sete anos, o programa já auxiliou quase 100 candidatos. Tem como foco profissionais e pesquisadores com bom desempenho acadêmico. 
Mais informações: http://www.fundacaolemann.org.br/fellowship/

Instituto Ling
Sediado em Porto Alegre, o Ling já já distribuiu, através de seus programas, 178 bolsas de estudo de pós-graduação em conceituadas universidades do mundo.
Mais informações: http://www.institutoling.org.br/?page_id=55

BOLSAS CONCEDIDAS POR INSTITUTOS E GOVERNOS ESTRANGEIROS

Grã-Bretanha
As bolsas Chevening financiam bolsas de mestrado nas universidades britânicas. O programa também incentiva a criação de um grupo de relacionamento e networking entre os participantes.
Mais informações: http://www.chevening.org/brazil/

A Universidade de Newcastle ofere bolsas exclusivas para brasileiros interessados em cursar a pós-graduação na Inglaterra. A seleção para este ano se encerra no dia 30 de junho.
Mais informações: http://www.ncl.ac.uk/postgraduate/funding/search/list/brazil

Estados Unidos
A Education  USA – fonte oficial sobre estudos nos Estados Unidos -, consolida e disponibiliza informações sobre bolsas de estudos em universidades americanas abertas para brasileiros.
Mais informações: http://www.educationusa.org.br/site/agenda/internas.php

A Comissão Fulbright no Brasil oferece várias possibilidades de bolsas de pós-graduação para brasileiros. No programa de de doutorado parcial, estudantes podem desenvolver parte da pesquisa nos Estados Unidos.
Mais informações: http://www.fulbright.org.br/content/view/11/70/

Holanda
Centraliza as opções de bolsas disponíveis em universidades holandesas. Também detalha as fontes de financiamento para que tem interesse em estudar na Holanda.
Mais informações: https://www.nesobrazil.org/bolsas-de-estudo/bolsas-institucionais/grantfinder

Suiça
O Governo Suíço oferece bolsas para estudos de pós-graduação exclusivas para brasileiros. São auxílios para a realização de mestrados, doutorados e pós-doutorados. Próxima seleção ocorre em agosto.
Mais informações:http://www.eda.admin.ch/eda/pt/home/reps/sameri/vbra/cgsao/brasci/brauni.html

Alemanha
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad, em alemão) oferece bolsas para cursos de mestrado e doutorado com temáticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, políticas públicas, açlém de especialização em música, artes, desing, artes cências, arquitetura e cinema.
Mais informações: http://www.daad.org.br/pt/18313/index.html

Austrália
Disponibiliza bolsas e auxílios para estudos no exterior. Com o programa de bolsas da Endeavour é possível fazer o mestrado e o doutorado em instituições australianas. A seleção deste ano finaliza no dia 30 de junho.
Mais informações: http://www.innovation.gov.au/InternationalEducation/Endeavour

Bélgica
Com o programa Vlir-Uos, candidatos brasileiros podem fazer mestrado, estágios ou pesquisas de curta duração em instituições belgas.
Mais informações: http://www.scholarships.vliruos.be/en/countries/LandDetail?cl=3845

China
O governo chinês, através da Embaixada da República Popular da China no Brasil, disponibiliza anualmente bolsas integrais para estudos no nível de pós-graduação.
Mais informações: http://br.china-embassy.org/por/whjl/t1010372.htm

Malásia
O programa internacional de bolsas do governo da Malásia busca atrair profissionais de nível de pós-graduaçaõ ao país. Tem como prioridade áreas como Engenharia, Agricultura, Tecnologia da Informação, Saúde e Biologia.
Mais informações: https://payloan.mohe.gov.my/INTER/

Dinamarca
Existe uma séria de programas que oferece subsídios públicos para financiamento de cursos de pós-graduação no país.
Mais informações: http://www.udiverden.dk/Default.aspx?ID=4729

França
A agência oficial de promoção do ensino superior francês consolida a oferta de bolsas e oportunidades de estudos no país. O programa Eiffel é Uma das possibilidades de bolsa para brasileiros.
Mais informações: http://www.bresil.campusfrance.org/node/6585

Hungria
A Fundação Tempus administra programas de cooperação internacional na área de educação. É possível conseguir financiamento para realização de estudos em nível de pós-graduação.
Mais informações: http://english.tpf.hu/

Taiwan
O Fundo de Desenvolvimento e Cooperação Internacional do governo de Taiwan disponibiliza bolsas integrais para estudos de pós-graduação no país.
Mais informações: http://www.icdf.org.tw/ct.asp?xItem=12505&CtNode=30316&mp=2

Espanha
As bolsas Maec-Aecid fazem parte de um programa do Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação española para estudos no nível de pós-graduação. Existem bolsas, inclusive, para que está no último ano da graduação.
Mais informações: http://www.becasmae.es

Itália
O Ministério das Relações Exteriores italiano concede bolsas de estudo para brasileiros cursarem a pós-graduação no país.
Mais informações: http://www.esteri.it/MAE/IT/Ministero/Servizi/Stranieri

Japão
O Governo Japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas para pesquisa e cursos profissionalizantes, por exemplo.
Mais informações: http://www.br.emb-japan.go.jp/bolsas_programas.html

Nova Zelândia
O governo da Nova Zelândia seleciona candidatos em nível de doutorado para bolsas integrais no país. As inscrições para os interessados se encerram no dia 15 de julho.
Mais informações: http://www.newzealandeducated.com/int/en/institutions_courses

Canadá
O programa de bolsas internacionais disponibiliza uma série de programas para candidatos brasileiros interessados fazer pós-graduação ou desenvolver pesquisas no Canadá.
Mais informações: https://w01.scholarships-bourses.gc.ca/scholarshipnoncdn-boursenoncdn.aspx?lang=eng

O Fundo de Pesquisas de Québec oferece uma série de bolsas para programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado para pesquisadores brasileiros.
Mais informações: http://www.fqrnt.gouv.qc.ca/en/bourses/index.htm

Rússia
A Aliança Russa, representante oficial das universidades da Rússia no Brasil, oferece bolsas para cursos de mestrado.
Mais informações: http://www.aliancarussa.com.br/site/

OUTRAS

Fundação Carolina
O programa de bolsas da entidade oferece uma série de auxílios para candidatos de várias áreas fazerem cursos de pós-graduação na Espanha.
Mais informações: http://gestion.fundacioncarolina.es

Fundação Beca
Baseada no México, a fundação oferece oportunidades para candidatos da América Latina realizarem estudos de pós-graduação no exterior. São concedidas bolsas parciais e integrais.
Mais informações: http://www.fundacionbeca.net/becas_instituciones.php

Erasmus Mundus
Programa criado pela União Europeia, o Mundus oferece bolsas integrais para realização de cursos de mestrado e doutorado.
Mais informações: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus

Fonte: Estadão via Canal do Ensino

Um comentário sobre “Pós-graduação: conheça 32 Bolsas de Estudos no Brasil e no Exterior

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s