Artigo: HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANOS DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Esse é um artigo publicado na Revista Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (ISSN 1415-837X – impresso e ISSN 2237-8707 – on-line).

Foi publicado em co-autoria com a Doutora Raimunda Abou Gebran e com a Mestre Deise Denise Ponciano.

Acesse o link abaixo e Boa Leitura!

HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRAS NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA DO 6º AO 9º ANOS DA REDE OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Resumo

A inclusão da temática de história e cultura afrobrasileiras nos currículos escolares se dá no sentido de ampliar, de maneira ética, a discussão da diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira com vistas ao fim do preconceito. A população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivoslegais tornaram obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileiras e africanas, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a história afrobrasileira no currículo de História do Estado de São Paulo (6º ao 9º anos), implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História. Após a leitura dos documentos (cadernos do professor e cadernos do aluno) foram elencadas categorias de análise, a saber: intencionalidade de trabalhar a história e cultura afrobrasileira; abordagem dos conteúdos; proposições metodológicas; avaliação e recuperação de aprendizagem; linguagem visual (fotos, gravuras, gráficos, ilustrações). As análises revelaram poucas contribuições no que diz respeito ao cumprimento da legislação vigente e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Raciais e para o Ensino da História e da Cultura Afrobrasileira e Africana com vistas a combater o preconceito racial, valorizando a diversidade cultural, o respeito  e a contribuição da cultura afrobrasileira na história do Brasil.

Palavras-chave: História; Cultura AfroBrasileira; Currículo; Ensino Fundamental

 

Teoria e Prática da Educação v. 14, n. 2 (2011)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s