Professores orientadores e membros de banca examinadora: roteiro para análise e avaliação de TCC (monografia e artigo)

Espero que esse roteiro auxilie professores orientadores e membros de banca examinadora de TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso (tanto no formato de monografia, quanto no formato de artigo científico) a analisarem e avaliarem os trabalhos. 

1 – Conferir os dados de autoria: titulo do trabalho, autor (es), curso, orientador.

2 – Verificar se o nº de páginas totais atende as exigências da Instituição.

3 – Resumo do trabalho (20-30 linhas ou se atende as normas da Instituição).

4 – O titulo corresponde ao conteúdo do trabalho?

4 – A introdução contempla os requisitos mínimos de uma monografia?:

  • Os objetivos estão explícitos? Quais são?
  • O problema de pesquisa ou a hipótese de trabalho estão claros? 
  • Há uma boa contextualização do problema estudado?
  • A justificativa do tema escolhido está bem delimitada?
  • A metodologia está descrita? Ela é utilizada ao longo do texto?
  • Que elementos faltaram na introdução? Ela situa suficientemente o leitor no conteúdo e objetivos do trabalho?

5 – Sobre o desenvolvimento do trabalho: é coerente, há equilíbrio entre os capítulos, está relacionado aos objetivos propostos?

6 – A revisão da literatura é consistente, adequada ao tema, atualizada?

7 – Se for o caso, há demonstração (comprovação) da proposta apresentada na introdução?

8 – A conclusão contempla os requisitos mínimos de uma monografia?:

  • Ela retoma o problema (ou objetivos) apresentado na introdução e resume as soluções apresentadas ao longo do desenvolvimento?
  • Resume as contribuições mais importantes da pesquisa?
  • Há  indicações para novas pesquisas?
  • Que elementos faltaram à conclusão?

9 – As referências bibliográficas estão corretas? Quais os erros encontrados?

10 – Em relação às citações ao longo do trabalho:

  • Foram citadas de acordo com as normas da ABNT ou da Instituição?
  • Foram utilizadas adequadamente, dentro do contexto da revisão bibliográfica e devidamente comentadas pelo autor?
  • Houve exagero ou equilíbrio entre citação e texto do autor?
  • As notas de rodapé estavam corretas? Houve um exagero de uso de notas de rodapé?

11 – No que diz respeito à contribuição: qual é a avaliação do trabalho como um todo? Foi uma contribuição importante para o tema? Para área do conhecimento?

12 – Configura-se como um trabalho de conclusão de curso?

13 – Em relação à redação, está adequada para um trabalho cientifico, foi objetiva?

14 – Apontar limitações do estudo.

15 – Dar sugestões para a adequação do texto final e para trabalhos futuros.

4 comentários sobre “Professores orientadores e membros de banca examinadora: roteiro para análise e avaliação de TCC (monografia e artigo)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s