Doutorado Sanduíche: Capes lança programa de estágio no exterior

A previsão é que em 2011 sejam oferecidas 2.800 bolsas para estudantes de doutorado de todo País

 

 
 
Seleção dará preferência a pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) lança estágio no exterior para doutorandos brasileiros com a oferta de 2.800 bolsas. A previsão é que as vagas desejam distribuídas ainda em 2011. Estima-se que até 2014 o número de auxílios alcance 7.669. 

O Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior, regulamentado nesta terça-feira, 28 de junho, substitui o antigo Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior. A mudança, segundo a Capes, visa desburocratizar e facilitar o processo de concessão de bolsas de estudo de estágio no exterior.

Cada curso de doutorado receberá duas cotas anuais de 12 meses, que podem ser utilizadas por até três estudantes. A duração das bolsas será de no mínimo quatro meses e de no máximo um ano. O programa inclui auxílio mensal, seguro saúde, auxílio deslocamento e auxílio instalação.

O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil. Disciplinas ou seminários podem ser apoiados excepcionalmente.

As oportunidades são destinadas a candidatos regularmente matriculados em programas de doutorado reconhecidos e que tenham firmado acordo de cooperação com a Capes. Os estudantes devem ainda ter completado o número de créditos do curso, além de ter obtido aprovação no exame de qualificação ou no projeto de tese. Não serão aceitas as candidaturas daqueles que já tenham participado de outros programas de bolsas da agência.

A seleção é realizada previamente pelas instituições de Ensino Superior. O coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela análise das propostas e escolherá os candidatos aptos a concorrer ao benefício. Somente a partir desta aprovação os alunos estarão aptos a fazer a inscrição online no site da Capes.

As inscrições para o programa serão feitas em fluxo contínuo, ou seja, não haverá prazos pré-definidos para a realização de cada etapa do processo.

Leia a íntegra do Regulamento do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior da Capes.

 

Fonte: Universia Brasil

 

Um comentário sobre “Doutorado Sanduíche: Capes lança programa de estágio no exterior

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s