Como nasce um pesquisador: a iniciação científica na graduação

Matéria interessante divulgada pelo Portal Universia.

Como nasce um pesquisador

O pesquisador terá de lutar contra a possível falta de recursos e a burocracia.

O curso de graduação pode ser o começo de uma longa e árdua atividade científica, escolha que tem atraído cada vez mais jovens universitários. Enquanto muitos estudantes estão ansiosos à espera do diploma universitário para largar os bancos acadêmicos e partir para o mercado de trabalho, outro tanto prefere iniciar uma carreira acadêmica aliada à pesquisa.

Além de incrementar o currículo, a alternativa também pode ser uma contribuição para o desenvolvimento científico-tecnológico e social do país e melhorar a vida das pessoas. É o começo de uma trajetória árdua, cujo caminho natural é a pós-graduação.

A formação do pesquisador exige muito estudo e dedicação. Além disso, é preciso estar sempre em contato com a universidade. De fato, o aluno que optou por se dedicar à vida de pesquisador deve ter em mente que nem tudo será fácil. A rotina de pesquisa é árdua e exige muita dedicação e disciplina. Também terá de lutar contra a possível falta de recursos e a burocracia. Mas a empreitada vale a pena. A contribuição à ciência e as conseqüências práticas advindas da pesquisa são a recompensa.

Por onde começar

O caminho mais usual para que o aluno de graduação ingresse em atividades de pesquisa são os programas de iniciação científica. Muitas universidades oferecem bolsas de estudo para estudantes que participam de projetos executados por professores de várias áreas do conhecimento.

Os alunos desenvolvem seu trabalho, fazem análises e outras atividades de pesquisa. Depois, é cobrada uma apresentação, um relatório, onde ele vai apresentar publicamente os resultados que conseguiu com o grupo de pesquisa do professor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s