Lançamento de livros na área de História da Educação

Divulgação de lançamentos da editora Autores Associados no VI Congresso Brasileiro de História da Educação – 16 a 19 de maio de 2011.

Educação em Diálogo
Autor: Dermeval Saviani
Editora: Editora Autores Associados
Site da editora: http://www.autoresassociados.com.br
E-mail para contato: editora@autoresassociados.com.br

Resumo do livro: as entrevistas reunidas neste livro compõem um extenso painel. Sobre o pano de fundo de questões de amplo alcance como a relação entre educação e modo de produção, a formação integral do ser humano, concepções e inovações pedagógicas, educação e transformação social, são tratadas questões de grande atualidade. Com efeito, a maior parte das entrevistas versa sobre os problemas atuais da educação brasileira, enfocando, especialmente, as iniciativas no âmbito da política educacional, cujos acertos e equívocos são submetidos à análise e avaliação crítica. Nesse contexto, a LDB, o PNE, o FUNDEB, o PDE, o ENEM, o PROUNI, o FIES, o REUNI, a CONAE, o projeto do novo PNE, as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, a relação entre educação e informática, pedagogia universitária, analfabetismo no Brasil são abordados de forma crítica e objetiva. Diante dos mais variados e cruciais problemas que vêm afetando a educação brasileira, o autor posiciona-se e não se furta a apresentar soluções. Dessa forma contribui para fazer avançar o debate e, principalmente, para reorganizar o ensino em todos os níveis na forma de um sistema nacional com alto padrão de qualidade em sintonia com as expectativas acalentadas pela população brasileira. Com esta obra, a Editora Autores Associados coloca à disposição dos leitores, de modo geral, um valioso instrumento que traz importantes esclarecimentos sobre os candentes problemas da educação brasileira atual. Especificamente os professores passam a contar com subsídios suscetíveis de enriquecer seu trabalho nas várias disciplinas que integram os currículos dos cursos de formação docente.

Pedagogia Histórico-Crítica 30 anos
Autora: Ana Carolina Galvão Marsiglia (Org.)
Editora: Editora Autores Associados
Site da editora: editora@autoresassociados.com.br
E-mail para contato: http://www.autoresassociaodos.com.br

Resumo do livro: esta é uma compilação dos textos apresentados no Seminário “Pedagogia histórico-crítica: 30 anos”, ocorrido em 2009, promovido pelo grupo de pesquisa “Estudos Marxistas em Educação”. Os artigos aqui reunidos tratam da necessária crítica às pedagogias do “aprender a aprender”, fundamentos da pedagogia histórico-crítica (abarcando a filosofia, psicologia e especificidades da educação escolar – como a educação infantil e educação especial), culminando com uma reflexão do Professor Dermeval Saviani sobre as contribuições do Seminário para o desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Este livro é destinado a alunos de graduação e pós-graduação em educação, professores dos diferentes segmentos educacionais e interessados em geral em aproximar-se das discussões marxistas no campo da educação.

A implantação oficial da pedagogia histórico-crítica na rede pública do estado do Paraná (1983-1994)
Autora: Alexandra Vanessa de Moura Baczinski
Editora: Editora Autores Associados Ltda
Site da editora: http://www.autoresassociados.com.br
E-mail para contato: editora@autoresassociados.com.br

Resumo do livro: o Paraná é, com certeza, o estado em que a pedagogia histórico-crítica teve maior penetração registrando, inclusive, diversas tentativas de introduzi-la em suas escolas públicas. Isso ocorreu desde a posse, em 1983, do primeiro governador eleito por meio do voto direto em 1982, quando ainda o país se encontrava sob a vigência da ditadura militar. Desde aquela época até os dias de hoje, além da iniciativa relativa à rede estadual, diversos municípios caminharam na mesma direção buscando adotar a orientação da pedagogia histórico-crítica em suas redes de ensino. Explorando as fontes primárias representadas pelas diretrizes de governo das três gestões do PMDB e pelos documentos da Secretaria de Educação do estado do Paraná produzidos entre 1982 e 1992 e apoiada nas fontes secundárias caracterizadas pelos estudos anteriores ligados direta ou indiretamente ao tema pesquisado, Alexandra realizou sua investigação cujos resultados foram consubstanciados no texto da dissertação estruturado em três capítulos. Este livro é, pois, muito bem-vindo. Esclarecendo as condições em que se deu a tentativa de implantação da pedagogia histórico-crítica no Paraná entre 1983 e 1994, projeta uma luz sobre os processos de articulação da educação com os interesses e necessidades da maioria da população que é representada pela classe trabalhadora. E essa é uma questão que se encontra, mais do que nunca, na ordem do dia na fase atual de resistência às políticas neoliberais e de encaminhamento de formas superadoras que coloquem a educação em consonância com a transformação estrutural da sociedade brasileira que é, ainda que não se tenha consciência clara disso, a aspiração da grande maioria do povo de nosso país.

História, Educação e Transformação: Tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil
Autora: José Claudinei Lombardi, Dermeval Saviani (Org.)
Editora: Editora Autores Associados Ltda
Site da editora: http://www.autoresassociados.com.br
E-mail para contato: editora@autoresassociados.com.br

Resumo do livro: “Neste ano de 2011, o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) completa 25 anos de atividades ininterruptas e 20 anos desde sua institucionalização junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1991, ano em que teve início a realização dos seminários nacionais que atingiu, em 2009, sua oitava edição. De fato, ao ser institucionalizado em 1991, o Grupo adquiriu caráter nacional, pois aglutinou, já nesse ano, 15 Grupos de Pesquisa em 13 estados brasileiros, número que, apesar de algumas oscilações, tendeu a se ampliar, atingindo, atualmente, 35 Grupos de Trabalho em 19 estados, incluído o Distrito Federal. É exatamente das contribuições apresentadas nas conferências de abertura e de encerramento e nas mesas-redondas do VIII Seminário Nacional do HISTEDBR que se constitui o presente livro. Esse seminário foi realizado no Centro de Convenções e na Faculdade de Educação da UNICAMP, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2009, tendo como tema central “História, educação e transformação: tendências e perspectivas para a educação pública no Brasil”, enunciado que, consequentemente, dá título a esta obra. […] Com este livro, lançado pela Editora Autores Associados em parceria com o HISTEDBR, temos a satisfação de socializar os textos das nove conferências proferidas durante a realização do VIII Seminário Nacional de nosso Grupo de Pesquisa. Estamos certos de que, como os livros resultantes dos seminários anteriores, também esta obra terá uma boa acolhida pela relevância e atualidade dos temas tratados, o que a converterá num valioso instrumento auxiliar na realização do trabalho docente nas diferentes disciplinas que compõem os currículos dos cursos de pedagogia e licenciatura”.

A Pratica pedagógica histórico-crítica: na educação infantil e ensino fundamental
Autora: Ana Carolina Galvão Marsiglia
Editora: Editora Autores Associados Ltda
Site da editora: http://www.autoresassociados.com.br
E-mail para contato: editora@autoresassociados.com.br

Resumo do livro: este livro pretende colaborar com o avanço da perspectiva teórica histórico-crítica. Longe de esgotar o tema, a intenção é contribuir com a reflexão sobre práticas pedagógicas fundamentadas neste referencial, apresentando trabalhos desenvolvidos na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Ao divulgar tais práticas, espera-se que elas possam ser discutidas, analisadas, ampliadas e assim participar do movimento de consolidação da pedagogia histórico-crítica, que, comprometida com classe trabalhadora busca oferecer referencial de educação de qualidade àqueles que têm tido esse direito negado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s