Dicas para Blogs Educacionais

Muitos professores utilizam Blogs como recursos educacionais ou mesmo para divulgar suas ideias e sua produção acadêmica.
Essas dicas vão contribuir para seu site ficar mais acessível e atrativo. Também podem ser aplicadas a websites de comunidades virtuais de aprendizagem.

O Blog Precisa ter uma identidade

Seu blog precisa seguir uma identidade. Precisa ter um foco. Não se pode falar de tudo ao mesmo tempo. É preciso estabelecer uma prioridade de interesses para que seus alunos e leitores reconheçam seu blog como uma referência naqueles temas específicos.

Crie um Título e um sub-título para seu blog

A exemplo do meu Blog: Carol Luvizotto – Ponto de vista: Carreira Acadêmica, Pesquisa Científica e Educação, crie um título para seu blog e um sub-titulo para ele. Deste modo você vai deixar claro quais são as suas perspectivas de postagens.
O título pode estar relacionado com o nome do docente e o sub-titulo com a área de atuação ou a área de interesse do blog.

Páginas pesadas

Não use imagens grandes e pesadas em seu site, pois imagens pesadas, com muitos KB, levam muito tempo para serem visualizadas por internautas que acessam rede através de conexões discadas. As pessoas não tem paciência de esperar. Isso fará com que você perca muitos visitantes.

Evite Confusão

A navegação em seu site deve ser simples, objetiva. Não carregue seu site com botões cheios de efeito que mais parecem gifs animadas, muitas vezes o visitante nem clica nele por nem perceber que é um botão. Seus visitantes não querem ter que adivinhar para que serve esse ou aquele botão, aliás, links em textos são muito mais leves e fáceis de entender.

Um canteiro de obras

Não existe algo mais sem sentido e ineficaz do que pessoas que publicam seus sites com aquelas mensagens “Em Construção”, “Em Breve”, ou com imagens de homenzinhos trabalhando. Isso é típico de sites amadores, se você pretende vender algo através do seu site, nunca cometa esse erro. Ninguém vai voltar ao seu site para ver homenzinhos trabalhando.

Jukebox

Nada mais chato do que entrar em um site que toca musiquinhas Midi. Aquelas musiquinhas que parecem ser feitas em um teclado infantil. Os visitantes não entram em seu site para ouvir musiquinha. Para isso eles ligam o aparelho de som ou pegam suas MP3 favoritas.

Aquarela

Machuca os olhos ver páginas com fundos escuros, cores berrantes, fundos com imagens multi-coloridas, fontes verdes em fundos pretos, fontes pretas em fundos vermelhos. São apenas alguns exemplos de como espantar qualquer visitante. O mais usado e melhor: fundos brancos ou com cores claras.

Agradável de ler

Use sempre fontes que facilitam a leitura: Times New Roman, Arial, Verdana, Tahoma, são as melhores e mais usadas. Evite misturar mais de 2 fontes diferentes no mesmo texto. Você pode usar fontes diferentes em títulos e partes importantes do texto. Titulos coloridos também tornam a leitura mais interessante, dividem melhor o texto.

Algumas dicas foram extraídas de: http://www.sitequente.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s