10 dicas para usar seu blog no ensino

Existem muitas maneiras de você usar blogs em suas aulas (edublogue), aqui estão dez modos para você começar:

1. Publique materiais e recursos

A web é uma fantástica ferramenta quando usada para distribuir recursos – tudo que você tem que fazer no seu edublogue é enviar (upload), ou copiar e colar seus materiais para seu blogue e eles estarão instantaneamente acessíveis aos seus alunos da escola ou de casa. Você pode facilmente gerenciar quem pode acessar este conteúdo através de senhas ou plugins com medidas de segurança.

2. Disponibilize discussões on-line

Se você tem se esforçado para criar espaços de discussões on-line – você vai amar o que os edublogues poderão fazer pra você. Os alunos podem simplesmente responder às publicações no blogue e discutir tópicos que você tenha proposto sem a complexidade adicional do uso de “bulletim board” (fórum web). Comentaristas podem assinar para receber e-mails quando seus comentários forem respondidos e você pode facilmente gerenciar e editar todas as respostas através do painel adminstrativo do seu blogue.
Nota do Tradutor: Obviamente que isto vai depender do sistema de blogue que você estiver utilizando. No B2Evoltion e no WordPress isso é fácil e possível!

3. Crie uma publicação da turma

Você se lembra dos bons velhos tempos dos jornais de turma? Bem, eles apenas se tornaram mais fáceis com seu edublogue – você pode adicionar alunos como colaboradores, autores e até editores para produzir um jornal com design personalizado, finamente ajustado e com publicações colaborativas on-line dos alunos.

4. Substitua sua Newsletter

Sempre se divertindo fotocopiando e grampeando páginas e páginas das suas newletters todas sexta a tarde? Não! É ridicularmente simples publicar informações do curso, notícias, eventos e muito mais no seu edublogue.

5. Coloque seus alunos para blogar!

É muito bom propor aos seus alunos que eles bloguem ou ainda criá-los pra eles, mas você precisa atuar como um “aglutinador” do trabalho dos seus alunos. Um lugar onde eles possam facilmente visitar os blogues dos outros colegas. Seu edublogue pode ser utilizado como ligação para os blogues dos alunos alem do que, se você está propondo que eles bloguem, você certamenttem tem que fazer o mesmo!

6. Compartilhe seus planos de aula

Todos nós amamos planejar e administrar, certo? Bem, usando um edublogue podemos planejar e refletir sobre nossas aulas dentro de uma genuina experiencia produtiva – e colaborativa. Compartilhar seus planejamentos, suas reflexões, suas idéias e seus medos com outros educadores da sua escola e ao redor do mundo usando um edublogue é uma ótima maneira para se desenvolver como professor e um brilhante uso de um blogue.

7. Multimídia Integrada de todas as descrições

Com uns poucos cliques você pode inserir vídeos online , apresentações multimídias, sliders e muito mais dentro do seu edublogue e misturá-los com seus textos e materiais estáticos. Nenhum CD é necessário, nenhum código (escrever código) é necessário – somente selecione o video, podcast ou slidecast que você gostaria de usar e inclua no seu blogue para ilustrar, acoplar e melhorar sua caixa de ferramentas de ensino.

8. Organize, organize, organize

Você não tem que usar seu edublogue somente como um pedagogo… você pode facilmente usar as ferramentas para organizar tudo: de equipes esportivas na escola, a preparativos para uma produção em construção. Você pode configurar quantos edublogues sejam necessários. Não tenha medo de usar um edublogue dedicado para um evento em particular – você poderá usá-lo como uma gravação para ser pesquisada posteriormente.

9. Crie uma “ouvidoria” do seu curso (Get feedback)

Não existe nada dizendo que você não possa permitir comentários anônimos num blogue (embora você esteja completamente dentro do seu direito ao colocar todos os comentários em moderação prévia!) mas por que não pensar em usar o blogue como um espaço para que os alunos – e mesmo os pais deixem suas opiniões sobre o curso ou comentários mais gerais sobre quão “bacana” você é?

10. Crie uma página web completa e funcional

Uma das grandes coisas sobre edublogues é que eles são muito, mas muito mais que somente ferramentas para blogar. De fato, você pode usar edublogues para criar um sítio web rico, com multi-camadas, muiltimídia – que mal vai parecer um blogue. Assim, se você criou um conjunto de conteúdos estáticos, arquivos com informações importantes ou ainda um índice para sua biblioteca (de textos, apostilas, artigos) – você pode servir-se de um edublogue para que o mesmo atenda as suas necessidades.

Fonte: http://www.aprendendoemrede.info/10-modos-de-uso-do-seu-edublogue-em-ensino/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s