O que é a Plataforma Lattes?

A Plataforma Lattes é um conjunto de sistemas de informações, bases de dados e portais Web voltados para a gestão de Ciência e Tecnologia (C&T). A Plataforma foi lançada em 1999 para integrar os sistemas de informações científicas e tecnológicas das agências federais, visando racionalizar o processo de gestão em ciência e tecnologia e facilitar o intercâmbio nacional e internacional no campo científico e tecnológico.

A Plataforma Lattes foi assim batizada em homenagem ao internacionalmente reconhecido cientista brasileiro, Cesar Lattes , descubridor da partícula méson pi e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).

O Sistema CV-Lattes ou Currículo Lattes é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) e utilizado como sistema de informação curricular pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), FINEP, INEP, CAPES, e outros órgãos do Ministério da Educação e por todos os atores institucionais, bem como pela comunidade científica brasileira.

Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores, profissionais e demais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. No CNPq e no MEC, as informações do CV-Lattes são aplicadas na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios, na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores, e no subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileiras.

Para a consecução efetiva desses objetivos, o CNPq decidiu que, a partir de 2002, todos os bolsistas de pesquisa, mestrado, doutorado e de iniciação científica, assim como orientadores acadêmicos credenciados e outros clientes do Conselho terão de ter um Currículo Lattes cadastrado no CNPq.

A qualquer momento, os interessados – bolsistas, pesquisadores, professores e estudantes – podem criar ou atualizar seus currículos e cadastrá-los eletronicamente na Plataforma Lattes do CNPq. Podem também acessar livremente esse rico banco de dados sobre informações educacionais, científicas e tecnológicas do país.

Clique aqui para acessar a Plataforma Lattes

Fonte: http://bennosander.com/curriculo.php

2 comentários sobre “O que é a Plataforma Lattes?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s