Redes sociais e comunidades virtuais para a preservação e transmissão das tradições gaúchas na Internet

A Revista Informação & Sociedade: Estudos, da Universidade Federal da Paraíba publicou no seu volume 20, n.2, maio/ago. 2010, o artigo “Redes sociais e comunidades virtuais para a preservação e transmissão das tradições gaúchas na Internet” de minha autoria juntamente com a Profa. Dra. Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti.

Resumo:

Considerando a potencialidade apresentada pelas tecnologias de informação e comunicação na atualidade este estudo aponta as formas pelas quais grupos sociais mobilizados em torno de uma vinculação étnica podem se servir do aparato da Internet, em especial do World Wide Web, para divulgar aspectos de sua cultura e modo de vida. Trata-se de grupos dedicados ao ensino, transmissão, preservação e disseminação da tradição gaúcha vinculados aos Centros de Tradições Gaúchas (CTG). Especificamente, este artigo apresenta como os tradicionalistas gaúchos estabelecem suas redes sociais na Internet, constituindo comunidades virtuais em torno do tema cultura e tradição gaúcha, fazendo uso dos serviços da Web 2.0. Abordam-se neste estudo experiências que indicam que o terreno virtual é fértil e possível de transformar e revolucionar o campo das tradições, sua preservação, disseminação e (re)invenção. No contexto de modernidade tardia esse recurso não pode ser descartado. Independente da análise se situar no campo econômico, político ou cultural, entre tantos outros, o fato é que a Internet se constitui num meio eficaz e abrangente de transmitir, ensinar e preservar conteúdos de todos os tipos.

Palavras-chave: Tradição. Modernidade Tardia. Redes Sociais. Comunidades Virtuais. Tradições Gaúchas. Tecnologias de Informação e Comunicação. Ambientes Informacionais Digitais.

Leia o artigo completo.

2 comentários sobre “Redes sociais e comunidades virtuais para a preservação e transmissão das tradições gaúchas na Internet

  1. Welington disse:

    otimo artigo. gostei muito de suas referencias. voce tem outros artigos sobre o tema que pode me indicar?

    obrigado
    Welington R. Francisco

    Curtir

    • Welington, obrigada por seu comentário. Você pode verificar outras referências e artigos sobre o tema em revistas da área da Ciência da Informação. No post de hoje, dia 15 de novembro, tem um link para revistas científicas dessa área.

      Abraço
      Carol Luvizotto

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s